fbpx
Sabemos que comida de verdade é bom pra cachorro, não é mesmo? Nada como comida fresca, com ingredientes que a gente conhece e que foram perfeitamente balanceados para a nutrição completa dos nossos amiguinhos!

Entretanto, algumas coisas que nós adoramos comer podem não fazer bem pra eles. Neste post, iremos adicionar as principais dúvidas que recebemos dos nossos clientes e seguidores no Instagram e Facebook! Vamos sempre atualizar este conteúdo para que fique cada vez mais completo para você, tutor.

Abacate

Resposta rápida: melhor evitar ou servir abacates em moderação para seu cão.

O abacate é uma fruta cheia de nutrientes, mas existem controvérsias sobre a sua aplicação como alimento para os cachorros.

Alguns veterinários e nutricionistas não indicam o abacate como petisco pois ele contém uma toxina chamada persin, que pode causar irritação gastro intestinal e vômitos.

Abobrinha

Sim, abobrinha pode ser servida para cães!

Ela é uma planta cheia de fibras, vitaminas e minerais, com baixo teor de gordura e colesterol. Ou seja: não vai prejudicar a cinturinha do seu dog!

Até mesmo as flores e folhas da abobrinha são seguras para os cães, então se o seu doguinho atacar a sua horta e comer a planta inteira, não precisa entrar em pânico.

Recomendamos servir a abobrinha cozida,  em pedaços pequenos para evitar engasgos 🙂

Açaí

Resposta rápida: cachorro não pode tomar açaí!

O açaí possui a mesma substância presente no chocolate, a teobromina,  que estimula o sistema nervoso e aumenta o índice cardíaco. Esta substância é tóxica para os cães e pode causar vômito, diarréia, tremores, ataques epiléticos e até a morte.

Então deixe o açaízinho pra dividir com o crush e ao invés dele, dê uma bananinha de petisco!

Clique aqui  para ler mais sobre este assunto.

Alface

Resposta rápida: cachorro pode comer alface!

Como 90% da composição da alface é água, seu valor nutricional é relativamente pequeno.  Entretanto, a alface contém betacaroteno, que é convertido em vitamina a e ainda é uma boa fonte de fibras.

Justamente por ser muito fibrosa, a alface pode ser difícil de digerir se for consumida inteira! Se o seu cão é daqueles que come tudo de uma vez só ou for de porte pequeno, é melhor cortar em pedaços pequenos antes de servir.

Amendoim

Resposta rápida: cachorro pode comer amendoim!

Amendoim torrado e sem sal  é um petisco carregado de proteínas, vitamina b-6, vitamina e, niacina, e gorduras boas. Isso significa é seguro e nutritivo para os cães!

Amendoins com sal, cristalizados  ou industrializados não são uma boa opção, pois podem conter muito sódio ou até mesmo outros ingredientes que não façam bem, como xilitol.

Aveia

Resposta rápida: cachorro pode comer aveia!

A aveia (orgânica) é um alimento rico em fibra e cheia de nutrientes, minerais e antioxidantes importantes para a saúde do seu cão!

Ela deve ser servida em moderação, sempre cozida e em temperatura ambiente.

Dica: não prepare e nem sirva aveia com leite!

A maior parte dos cães não digerem bem a lactose, sendo que a ingestão de leite em grandes quantidades pode causar vômitos, fezes mais moles que o normal ou até mesmo diarréia!

Bananas

Resposta rápida: cachorro pode comer banana!

Esta fruta rica em potássio é uma excelente alternativa aos petiscos industrializados.

A banana ainda é rica em fibra e magnésio, que promove o crescimento dos  ossos e ajuda o corpo dos cães a absorver minerais.

Saiba mais sobre como servir essa fruta neste post aqui!

Batata Doce

Resposta rápida:  cachorro pode comer batata doce!

A batata doce é uma excelente fonte de fibra, que ajuda o sistema digestivo a funcionar melhor! comer fibra regularmente diminui o risco de doenças cardíacas e de alguns tipos de câncer. Ela ainda  é rica em:

  • Vitamina a
  • Vitamina b6
  • Vitamina c
  • Cálcio
  • Potássio
  • Ferro

Cada um destes ingredientes colabora diretamente com a saúde do seu cãozinho! Por exemplo: a vitamina a é essencial para manter olhos, músculos e nervos saudáveis. Já a vitamina c está diretamente ligada a um sistema imunológico forte!

Dica importante: A batata doce deve ser sempre servida cozida ou assada, nunca crua!

Não sirva a batata doce para  para cães diabéticos sem a supervisão de um veterinário

Batata inglesa

Resposta rápida:  cachorro pode comer batata inglesa, desde que sem a casca!

Os cães podem comer batata inglesa, desde que cozida ou assada e sem a casca.

Frituras e molhos (manteiga, por exemplo) devem ser evitados. De forma alguma a batata deve ser servida crua.

Só lembrando: o corpo do cão é acostumado a absorver a maior parte dos seus nutrientes a partir de proteína animal, então carboidratos em excesso podem causar obesidade!

Cachorro-quente

Resposta rápida: cachorro não pode comer cachorro quente! 

A salsicha (se pronuncia “vina” aqui em Curitiba)  é uma mistura de ingredientes, sendo que alguns deles são potencialmente tóxicos para os cães, como: cebola, alho em pó, açúcar, adoçantes e conservantes.

O maior problema entretanto ainda é o sal! Um hot dog médio possui quantidades exorbitantes de sódio, que podem extrapolar a quantidade ideal diária que o seu cão precisa. Catchup e mostarda então? Nem pensar!

Café

Resposta rápida:  cachorro não pode tomar café!

O seu cachorro dorme demais? Deixa ele!

Os cães dormem muito mais do que nós, mas é preciso levar em conta que eles acordam muito mais vezes. Cães de guarda, por exemplo, podem ter um sono muito mais leve se estiverem se sentindo inseguros. Em média, os cães podem dormir entre 14 e 18 horas por dia!

Todos os estimulantes que contêm cafeína são perigosos para o sistema nervoso, urinário e cardíaco do seu cachorro, por isso não dê café pro seu doguinho!

Chocolate

Resposta rápida: cachorro não pode comer chocolate!

É claro que os cães adoram chocolate, pois eles nunca te viram enfiando esta guloseima escondido dentro de uma salsicha. Mas o chocolate contém uma substância chamada teobromina que pode causar vômitos, diarréia, tremores, ataques epiléticos e até a morte, então não pode!

Saiba mais sobre o chocolate lendo o post que fizemos exclusivamente para ele!

Cebola

Resposta rápida: cachorro não pode comer cebola! 

A cebola é o maior motivo pelo qual não recomendamos dar o resto da sua comida para o seu melhor amigo: a gente ama cebola em tudo, mas pra eles não é nada bom.

Isso porque o tiosulfato (não, não é irmão do paisulfato) presente nas cebolas não é digerido pelos cães e ataca as moléculas de hemoglobina, podendo causar anemia.

Cenoura

Resposta rápida: cachorro pode comer cenoura!

A cenoura é um alimento barato e nutritivo, sendo uma ótima opção para recompensar o seu cachorro sem o peso das calorias dos biscoitos ou outros petiscos.

Cenouras são uma excelente fonte de vitamina a, potássio, fibras e outras vitaminas importantes na nutrição canina!

Confira todos os benefícios e as formas de servir cenoura para o seu cão neste post específico aqui! 

Cereja

Resposta rápida:  cachorro deve evitar comer cereja!

Apesar dos cães poderem comer a polpa das cerejas, este é um alimento arriscado de ser dado para seu amigão!

Isso pois o caroço, o cabo e as folhas da cereja contém cianeto, que é venenoso e potencialmente letal se consumido em largas quantidades.

As cerejas Maraschino também não são indicadas, pois geralmente contém uma quantidade enorme de açúcar.

Cerveja

Resposta rápida: cachorro não pode beber cerveja! 

Álcool é altamente perigoso para cães, mesmo em pequenas doses. Como o fígado dos cães simplesmente não é equipado para processar álcool, a intoxicação alcoólica pode deixá-los em coma ou até levar à morte.  Por serem menores que a gente, se tornam ainda mais suscetíveis aos efeitos do álcool.

Outro ingrediente presente nas cervejas que também não é bom para cachorro é o lúpulo. então nem cerveja sem álcool deve ser dada!

Se você quiser ver o seu cachorro um pouco mais feliz, opções como bolinhas, cordas e dar comida de verdade são infinitamente melhores que oferecer cerveja.

Dê a dose pro santo, mas não deixe o fido lamber 😉

Coco

Resposta rápida: cachorro pode comer coco! 

A polpa do coco é rica em ácido láurico,  uma gordura saturada diretamente relacionada no auxílio do fortalecimento do sistema imunológico.

Nem precisamos dizer que a casca  pode fazer mal, né?

Vale a pena reforçar: as versões industrializadas do coco seco podem conter açúcar, por isso recomendamos servir apenas a polpa em seu estado natural e em pequenas quantidades, como um petisco!

Iogurte

Resposta rápida: depende! 

Iogurte natural não é tóxico para cães, sendo um alimento rico em cálcio e proteína! Porém, pode ser difícil de digerir, já que grande parte dos cães não se dão bem com a lactose presente neste alimento!

Se você for dar iogurte para seus cães, opte por versões integrais deste alimento, sem adição de açúcar ou outros adoçantes artificiais, como o Xilitol, que é tóxico para os cães.

Jabuticaba

Resposta rápida: cachorro não pode comer jabuticaba! 

Os cães até podem comer a polpa desta fruta super nutritiva, mas tanto a casca quanto o caroço das jabuticabas podem fazer mal aos nossos amiguinhos peludos, causando desconfortos gastro-intestinais.

Como os caroços da jabuticaba podem parar no intestino, é possível que esta fruta cause uma obstrução, fazendo com que  o cão deixe de defecar. Nada bom, pois eles podem até mesmo precisar passar por procedimentos cirúrgicos.

Kefir

Resposta rápida: cachorro pode comer kefir!

O kefir pode ser dado para os nossos aumiguinhos, sendo um excelente alimento probiótico. Entre seus benefícios: ajuda a combater infecções nas orelhas e na pele, regula os rins e fígado e é rico em vitamina b, a d e k!

Ele é ótimo para cães doentes em tratamento com antibióticos, que podem destruir algumas das bactérias do bem presentes em sua flora intestinal. Para ter uma ideia, uma colher de sopa de kefir pode conter 5 bilhões de bactérias benéficas!

Kiwi

Resposta rápida:  cachorro pode comer kiwi!

O kiwi é rico em vitamina c, fibras e magnésio! Ele ainda fortalece ossos e tecidos musculares e existem estudos que indicam que esta fruta é capaz de proteger contra o câncer, por ser rico em antioxidantes.

O kiwi deve ser dado como um petisco, em pequenas quantidades e sem a casca.

Manga

Resposta rápida: pode dar manga pra cachorro sim!

Esta fruta é rica em fibra, vitamina a, b6, c e e, sendo uma opção super nutritiva!

É recomendado não servir a manga com a casca (que é difícil de digerir) e com o caroço, que provocar engasgos e contém cianeto.

Maçãs

Resposta rápida: pode dar maçã para seu cachorro, mas sem as sementes e o cabo!

As maçãs são um petisco que quase todos os cães adoram e podem ser dadas com moderação. Conhecida como uma ótima fonte de vitamina c, fibra, cálcio e fósforo, a maçã é ótima para saciar aqueles cãezinhos que amam um doce!

Entretanto, para dar maçã para o seu cão, você precisa ter alguns cuidados específicos:

– Corte a maçã em pedaços pequenos para evitar que seu pet se engasgue

– Retire o cabo e as sementes, pois elas possuem cianeto, uma substância tóxica para nossos amiguinhos.

Melão

Resposta: cachorro pode comer melão!

O melão é uma fruta hidratante e nutritiva, cheia de antioxidantes.  

Corte sempre em pedaços pequenos e retire as sementes. melão ou melancia demais podem deixar as fezes mais molengas, então sirva esta fruta com moderação!

Morango

Resposta rápida: cachorro pode comer morango!

O morango é uma ótima opção de fruta para servir de petisco! Assim como outras frutas frescas, ele combate o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico e ajuda no controle de peso.

Só lembre-se: nunca dê morango em compotas ou geléia, apenas a fruta natural!

Ovo

Resposta rápida:  cachorro pode comer ovo! 

Ovos são excelente para cachorros, até por isso fazem parte de algumas das receitas  aqui da Mascote Fit!

Os ovos são ricos em proteínas e contém diversos aminoácidos essenciais, gorduras boas, vitaminas e minerais o que faz dele um alimento muito completo.

Algumas curiosidades:

1 – Além de saudáveis e nutritivos, os ovos podem até mesmo ajudar a apaziguar crises estomacais.

2 – Historicamente, os cães roubavam ovos dos ninhos de pássaros e comiam eles crus, com a casca e tudo!

E ovo cru, pode?  Melhor não!

Grande parte dos veterinários recomenda cozinhar os ovos antes de servir. Assim, seu cão não corre o risco de contrair salmonela ou criar uma deficiência na absorção da vitamina b7

Pão

Resposta rápida:  cachorro pode comer pão.

O nosso pãozinho puro de cada dia normalmente é um alimento seguro para seu cão, exceto em casos de alergias.

Dar pão ao seu cachorro não irá fazer mal, desde que ele também esteja sendo alimentado com uma dieta balanceada e faça bastante exercício. O pão por si só contém pouquíssimos nutrientes e acaba sendo uma fonte de carboidratos, colaborando para que seu cachorro fique obeso!

Peixe

Sim, cães podem comer peixe!

Peixes contém gorduras boas e aminoácidos além de serem uma excelente fonte de cálcio e omega3, dando um boost na saúde do seu pet! Salmão e sardinhas são especialmente benéficos.

Porém, nem todos os peixes são recomendados. Atum e peixe espada, por exemplo, são peixes de vida longa que costumam acumular mercúrio em seus organismos, e que podem causar intoxicação caso a alimentação do seu pet com este peixes seja constante.

Pipoca

Resposta rápida:  cachorro pode comer pipoca.

A pipoca em si não é um alimento perigoso aos cães, o problema geralmente está nos acompanhamentos, como a manteiga, o sal em excesso e os “pózinhos”.

Existem outros alimentos que funcionam melhor como petisco, mas não se preocupe se o seu pet encontrar umas pipoquinhas no meio do sofá!

Presunto

O presunto não é um alimento tóxico para os cães. Porém certamente não é a proteína mais saudável para se servir!

Apesar de um pedacinho de presunto de vez em quando não fazer mal, este alimento não deve ser dado habitualmente, pois contém grandes quantidades de gordura e sódio (até mesmo os seus conservantes, nitrito e nitrato, contém sódio).

Então nossa recomendação é salvar o presunto para o seu sanduba e oferecer outro tipo de petisco!

Sorvete

Resposta rápida: cachorro não pode comer sorvete!

O sorvete é um péssimo alimento para cães, por 3 razões:

1) A grande maioria dos cães passa a ser intolerante a lactose após adultos, então servir este alimento pode gerar gases, constipação, diarréia ou vômitos.

2) Os sorvetes contém muito açúcar, o que pode gerar sobrepeso facilmente. Sorvetes diet podem ser piores ainda, pois podem conter xilitol, uma substância extremamente tóxica para os cães, que pode trazer sérios problemas hepáticos.

3) Alguns sabores de sorvete podem conter substâncias tóxicas aos cães, como por exemplo a teobromina, que está presente no chocolate.

Tomate

Resposta rápida:  cachorro pode comer tomate, desde que tomados alguns cuidados!

O tomate maduro é um alimento que ocasionalmente pode ser dado para os cães sem riscos! Ele contém licopeno, que reduz o risco de doenças cardíacas e ajuda no fortalecimento dos ossos, beta caroteno, vitamina a , vitamina c e boas quantidade de potássio e minerais.

Precisamos apenas tomar cuidado para nunca servir as partes verdes (caule e folhas) já que pois o caule e as folhas do tomate contém solanina, uma substância tóxica para cães caso consumida em larga quantidade.

Uvas

Resposta rápida: cachorro não pode comer uva!

As uvas também são muito perigosas para os peludos, pois podem causar falência nos rins.

A pior parte é que muitos cães se interessam por uvas, então evite deixá-las em algum local que eles possam pegar. uvas passas também estão proibidas na dieta.

WhatsApp chat