fbpx

Cachorro pode tomar açaí? Resposta rápida: NÃO PODE!

Apesar de ser uma frutas super nutritiva, com altíssima concentração de antioxidantes, rico em vitaminas (B1 e B2, C, E), magnésio, fósforo, potássio e até fibras, o açaí é um alimento arriscado para nossos amigos de 4 patas.

O açaí possui uma substância chamada teobromina,  que estimula o sistema nervoso e aumenta o índice cardíaco. Esta substância, também presente no chocolate e no guaraná, é tóxica para os cães e pode causar vômito, diarréia, tremores, ataques epiléticos e até a morte. Por isso, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer açaí”? É um efusivo “não”!

Ah, e o mesmo se aplica ao gatos, ok? 

Além disso, grande parte dos potes de açaí que estão à venda no mercado apresentam altas quantias de açúcar em sua receita. Isso pode colaborar para que ele ganhe peso, além de trazer diversos outros problemas de saúde.

Importante: Versões light do açaí podem ser ainda piores! Isso pois um dos adoçantes mais comuns usados pela indústria alimentícia, o xilitol, é extremamente tóxico para os cães. Segundo esta reportagem do Wall Street Journal, o índice de cães com problemas de envenenamento por xilitol tem aumentado drasticamente nos últimos anos, sendo a principal causa a falta de informação de tutores sobre os males deste adoçante para os pets.

Então deixe o açaízinho pra dividir com o crush e ao invés dele, dê uma banana, um morango ou uma cenourinha de petisco. Seu pet irá amar!

Tire sua dúvida sobre outros alimentos que o seu cão pode ou não pode consumir acessando esta lista desenvolvida pela Mascote Fit! Ela está em constante atualização 🙂

Tem alguma dúvida ou pergunta pra nós? Escreva nos comentários!

WhatsApp chat