fbpx

🚫☕🐶 Cachorro não pode tomar café! Infelizmente café faz mal pra cachorro (e pra gatos também).

⁣Todos os estimulantes que contêm cafeína são muito perigosos para o sistema nervoso, urinário e cardíaco do seu cachorro.

Portanto, além do cafézinho diário, é preciso tomar cuidado com sachês de chá, energéticos, comprimidos, balas e grãos torrados. 

A cafeína também pode ser encontrada em alimentos proibidos para cachorros, como o chocolate, que possui uma outra substância tóxica que é um “parente” da cafeína, a teobromina.

Se o seu pet ingeriu algum alimento ou bebida que contenha cafeína, é possível que em um ou duas horas depois ele apresente algum dos sintomas a seguir:

  • Tremores
  • Vômitos
  • Inquietude
  • Aceleração dos batimentos cardíacos
  • Ataques epilépticos

O grau de risco da intoxicação vai variar de acordo com a quantidade de cafeína ingerida e também do porte e estado físico do seu cachorro. Um rottweiller jovem, por exemplo, terá um grau de resistência muito maior que um yorkshire.

Tratamento para intoxicação por cafeína em cães

Agora que você já sabe que café faz mal pra cachorro, hora de saber o que fazer em caso de intoxicação. 

Assim como em todos os casos de envenenamento, uma intervenção rápida é o fato chave para o sucesso do tratamento. Caso identifique algum dos sintomas acima, leve seu pet o quanto antes a um veterinário. 

Só um médico veterinário é capaz de avaliar a situação! 

Segundo a rede de hospitais veterinários norte-americana VCA, as formas mais comuns de tratamento incluem indução de vômito, para evitar que a toxina caia na corrente sanguínea, e o uso de carvão ativado, que ajuda a absorver o que restar da toxina no estômago. Mas é possível que outros tipos de medicação sejam necessários para tratar a pressão, estabilizar os batimentos cardíacos e reidratar o seu pet.

 

😴Ahhh, mas o meu cachorro dorme demais! Será que isso é normal?

Sim! Em média, os cães podem dormir entre 14 e 18 horas por dia.

Os cães dormem muito mais do que nós, mas é preciso levar em conta que eles acordam muito mais vezes. Cães de guarda, por exemplo, podem ter um sono muito mais leve se estiverem se sentindo inseguros. 

Aqui no blog da Mascote Fit temos um post especial só falando sobre o sono dos cachorros! 

Tem curiosidade se o seu cachorro pode comer algum outro alimento? Deixe a pergunta pra nós aqui nos comentários!

WhatsApp chat