Cachorro pode comer chocolate? Resposta: não, cachorros não podem comer chocolate!

Atualização: Agora este post conta com uma calculadora de periculosidade da ingestão de chocolate para cachorros! Confira o grau de risco de acordo com o peso do seu pet, a quantidade e o tipo de chocolate que o seu cachorro comeu ao final do post!

É claro que os cães adoram chocolate, pois eles nunca te viram enfiando esta guloseima escondido dentro de uma salsicha. Porém, o chocolate contém uma substância chamada teobromina que pode causar vômitos, diarréia, tremores, ataques epiléticos e até a morte, então não pode!

Os chocolates também possuem cafeína, que pode aumentar a frequência cardíaca e estimular o sistema nervoso do seu cão.

Os riscos da ingestão do chocolate variam de acordo com o tipo de chocolate, a quantidade consumida e o tamanho do seu pet. Chocolate amargo e com alto nível de cacau geralmente possui uma quantidade muito maior de Teobromina do que chocolate ao leite ou branco, por exemplo, sendo muito mais perigoso.

Sintomas comuns de cachorros que ingerem chocolate

Segundo as doutoras Renee Schmid e Ahna Brutlag, os principais sintomas relacionados a ingestão de chocolate são:

  • Vômitos
  • Diarría
  • Aumento da sede
  • Respiração ofegante
  • Inquietação
  • Aceleração dos batimentos cardíacos

Em casos mais severos, os sintomas podem incluir:

  • Tremores musculares
  • Ataques epiléticos
  • Falência cardíaca

Em geral, os sintomas mais leves acontecem caso a ingestão seja de até 20 mg de metilxantinas por kilo do seu cão. Sintomas cardíacos ocorrem entre 40 e 50 mg por kilo, e ataques epiléticos podem acontecer em dosagens maiores que 60 mg por kilo.

Em termos mais simples, uma barrinha de 20 gramas de chocolate ao leite já pode ser perigosa para cães de porte miniatura (menos de 3kg)!

Os sinais de envenenamento com chocolate aparecem de 6 a 12 horas após o consumo, podendo durar até 72 horas.

O que fazer se meu cachorro comeu chocolate?

Se você tem um cão pequeno que ingeriu muito chocolate, busque o mais rapidamente possível a ajuda de um médico veterinário. Não espere!

Saber o tipo e a quantidade de chocolate que o seu cão ingeriu poder ajudar o seu veterinário a determinar o grau de emergência da situação.

Calculadora cachorro x chocolate: 

Se o seu cachorro comeu chocolate, esta calculadora poder ajudar a descobrir qual o risco, de acordo com a quantidade de chocolate que o seu pet ingeriu, o tipo do chocolate e o peso dele.

Disclaimer:

Esta ferramenta tem caráter apenas informativo. Envenenamento por teobromina é potencialmente fatal para cães e, portanto, compete ao seu julgamento decidir se seu pet precisa de ajuda veterinária ou não. As informações desta calculadora não devem ser usadas como diagnóstico clínico e não substituem as opiniões do seu veterinário de forma alguma.

Como prevenir que o seu cão coma chocolate:

  • Guarde o chocolate em algum lugar de difícil acesso, como em prateleiras altas ou dentro de caixas organizadoras.
  • Ensine o comando “larga!”. Este comando é super útil caso o chocolate ou outra coisa que o seu cão não possa comer caia no chão.
  • Deixe o seu cachorro com objetos de enriquecimento ambiental, como kongs e outros brinquedos desafiadores, nos momentos em que você estiver ausente.
  • Eduque! Mande este post aqui para seus amigos e sua família aqui para que eles entendam o perigo de dar chocolate pro seu melhor amigo!

Tem algum alimento que você tem curiosidade se o seu cachorro pode comer ou não? Manda pra gente nos comentários!

Aubraços!