Cachorro pode comer cenoura? Resposta rápida: sim, pode dar cenoura pra cachorro! 

A cenoura é um alimento barato e nutritivo, sendo uma ótima opção para recompensar o seu cachorro sem o peso das calorias dos biscoitos ou outros petiscos.

Cenouras são uma excelente fonte de:

  • Vitamina A, essencial para o crescimento dos ossos para deixar a imunidade do seu cão lá no alto.
  • Licopeno and luteína, fitonutrientes ótimos para a saúde dos olhos dos nossos amiguinhos.
  • Fibras, que ajudam na digestão.
  • Outras vitaminas e nutrientes importantíssimos, como beta-caroteno, potássio, niacina, cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas B, C, D, E e K.

Cenouras e a saúde bucal

Veterinários recomendam escovar os dentes do seu cachorro diariamente, mas isto é algo que na prática raramente é feito!

As cenouras vão ajudar com este problema, polindo os dentes e combatendo a formação de placa.

Recomenda-se manter o mínimo de 1 escovação canina por mês!

 

Como servir cenouras para o seu cachorro?

Sirva a cenoura em pedaços fáceis de seu pet engolir ou de monitorar o seu pet enquanto ele rói a cenoura.

Nos EUA, cerca de 56% dos cachorros domésticos estão obesos ou acima do peso, e aqui no Brasil estes números provávelmente não são tão diferente. Por isso, é importante evitar a oferta em excesso, sempre restringindo a 10% do peso da dieta atual dele.

Veja a seguir algumas formas em que você pode incluir este alimento na dieta do seu pet! 

Cenoura na dieta de alimentação natural

Aqui na Mascote Fit, muitas das nossas receitas incluem a cenoura em sua composição! A maioria dos pets adora, e ela tem papel fundamental no balanceamento da dieta.

Crua

Muitos pets adoram a cenoura crua, como um petisco! Sua textura irá ajudar a combater a placa e ainda serve como um alimento barato e nutritivo.

Cozida

Alguns estudos indicam que a cenoura cozida tem seus nutrientes mais facilmente absorvidos do que a cenoura crua.

Vai fazer uma canja? Você também pode cozinhar as cenouras na água que sobrou após cozinhar um frango, para tranformá-las em petiscos deliciosos!

Purê de cenoura

Você pode cozinhar as cenouras à vapor e depois amassá-las até que atinjam a textura de purê, para misturar com outros alimentos.

Lembre-se de adicionar este purê com moderação na dieta do seu pet, respeitando um limite de 10% do peso de alimentação diário.

Suco de cenoura

Assim como nós humanos, muitos pets adoram um suco de vegetais!

Suco de cenoura (sempre sem açúcar) pode ser uma excelente forma de servir este alimento para o seu pet. Lembrando que assim como outros vegetais, o suco de cenoura estraga rápido, mesmo se armazenado em geladeira. Evite guardar por mais de 48 horas.

Cenoura congelada

Uma boa opção para os dias quentes, uma cenoura inteira congelada pode entreter o seu pet por horas!

Acompanhe enquanto ele se diverte e não deixe à disposição por muito tempo, tanto para evitar que ela descongele quanto para evitar um excesso de alimentação.

Para filhotes com a dentição em formação, as cenouras congeladas são uma excelente forma de aliviar a coceira nos dentes. 

Por segurança e para evitar engasgos nunca congele e nem sirva cenouras pequenas (ou cenouras baby) congeladas para o seu pet.

 

Cachorro pode comer só cenoura e outros vegetais?

Não!

Os cães são animais que precisam de uma dieta cuidadosamente balanceada, com variedade de nutrientes para que possam se desenvolver.

Por isso, aqui na Mascote Fit, todas as receitas são elaboradas por profissionais especialistas em Alimentação Natural para cães e gatos, garantindo que o seu pet terá uma nutrição completa, feita a partir de ingredientes fresquinhos!

Simule agora mesmo uma assinatura da Mascote Fit para o seu pet!

Tem outras dúvidas sobre alimentação natural? Deixe seu comentário abaixo e pergunte pra gente!