Uma das perguntas mais comuns no Instagram da Mascote Fit é: meu cachorro pode comer ovo? E caso positivo, ovo faz bem para cães?

Resposta rápida: Sim, cachorro pode comer ovo! E ovos fazem bem para cães!

Ovos são uma ótima escolha nutricional para alimentar cachorros. Por isso, nós até incluímos ovos cozidos em algumas das receitas aqui da Mascote Fit!

Historicamente, os cães roubam ovos dos ninhos de pássaros e comiam eles crus, com a casca e tudo, acredita?

O motivo? Bem, os ovos são uma fonte de nutrição importantíssima não só para diversos predadores, mas também para o embrião da ave que reside dentro dele, já que dentro do ovo tem todos os ingredientes necessários para o desenvolvimento do pintinho.

Os ovos são ricos em proteínas e contém diversos aminoácidos essenciais, gorduras boas, vitaminas e minerais o que faz dele um alimento muito completo.

Nutrientes presentes no ovo que são bons pra cachorro:

  • Vitamina A
  • Riboflavina
  • Folato
  • Vitamina b12
  • Ferro
  • Selênio
  • Ácidos graxos

Cachorro pode comer ovo cru?

Por segurança, é melhor responder que não pode…

Grande parte dos veterinários recomenda cozinhar os ovos antes de servir.

O primeiro motivo é que, assim, seu cão não corre o risco de contrair salmonela. Porém, muitos estudos mostram que os cães estão bem equipados para lidar com bactérias em comidas cruas, sendo que este risco é bem menor que para nós, humanos!

Outro argumento para evitar o consumo cru é a presença de Avidina, um inibidor da Biotina que pode criar uma deficiência na absorção da vitamina b7.

Esta vitamina é importante para o crescimento celular, saúde da pele e pelo, mas fique tranquilo: cozinhar os ovos antes de servir ao seu cão elimina mais este pequeno risco.

Quantidade de ovo recomendada para servir para o cachorro

De acordo com a médica veterinária especialista em nutrição canina Giovana Esmanhoto, as quantidades de ovo recomendadas para servir para o seu cão são:

  • Cães de porte pequeno e gatos – 1/4 ovo de galinha ou 1 ovo de codorna
  • Cães de porte médio – 1/2 ovo de galinha ou 2-3 ovos de codorna
  • Cães de porte grande – 1 ovo de galinha ou 4 ovos de codorna

Uma curiosidade! Além de saudáveis e nutritivos, os ovos podem até mesmo ajudar a apaziguar crises estomacais.

E o seu cão, gosta de ovos cozidos? Já come alimentação natural? Não deixe de contar com orientação profissional para incluir o ovo como no cardápio do seu cão!

Conte pra nós nos comentários sobre qual alimento você gostaria de saber se seu pet pode ou não pode comer!

Sobre a autor

Bruno Watanabe

CEO (Cachorreiro empreendedor oficial) e Sócio Fundador da Mascote Fit, gosta de cachorro desde dos 6 anos, quanto ganhou o Rufio de natal.

Atualmente é dono da Pug Laila, que não faz truques por amor, só por comida.