Um dos valores principais da cultura empresarial na Mascote Fit é a busca constante por sustentabilidade.

Sabemos que qualquer atividade humana gera impacto, e queremos diminuir, zerar ou até mesmo inverter o polo desse impacto!

Este post aqui foi escrito pensando em compartilhar com outras empresas de porte similar algumas das nossas ações que fazem diferença na prática, e também refletir sobre quais delas são mais ou menos eficientes.

Vamos lá!

Ações que consideramos de grande custo benefício:

Contratação de uma empresa de coleta de resíduos orgânicos para compostagem.

Conheço alguns empreendedores que podem achar este tipo de ação como um custo desnecessário, já que a prefeitura coleta o lixo orgânico e destina no local correto, não é mesmo?

Bem, na prática parece que as coisas não funcionam tão bem assim. Isso pois o lixo orgânico coletado pelo serviço da prefeitura acaba indo para um aterro sanitário, que libera uma quantidade imensa de gás metano, um dos mais poluentes para o nosso ecossistema.

Aí que entra a Composta +!

Ao invés de nossas cascas, talos e sobrinhas de alimentos se decomporem em um aterro, a equipe da Composta + faz a coleta e o tratamento, adicionando na matéria orgânica fungos e bactérias que irão fazer a compostagem.  E esse resto de comida acaba virando um baita adubo, não é demais?

Além disso, a nossa operação passou a ter um problema a menos: praticamente não precisamos nos preocupar com sacos de lixo rasgados, lixeiras sujas, etc.

Essa é uma das ações que consideramos mais eficientes na hora de calcular os impactos ambientais.

Avaliação de custo-benefício: 10

Selo Eu reciclo

Através de uma parceria com o Selo EuReciclo, nós ajudamos a incentivar a cadeia de reciclagem, remunerando empresas e profissionais que coletam plástico.

Na prática, pagamos pela coleta de todo o plástico que usamos em nossas embalagens. E se os nossos clientes fizerem tudo direitinho, lavando e descartando os sacos plásticos na destinação correta, temos o dobro de benefícios!

O selo EuReciclo é uma solução de logística reversa prática e simples, já adotada e reconhecida  por grandes marcas do país. Gostamos bastante do modo que eles trabalham e também dos seus relatórios de impacto!

Avaliação de custo-benefício: 9

Luvas oxibiodegradáveis

Após a higienização correta das mãos, nossa orientação a todos os colaboradores é sempre manusear os alimentos  com luvas plásticas, para trazer o maior nível de segurança alimentar em todas as etapas do nosso processo produtivo.

Porém o subproduto deste processo não é nada bacana: luvas plásticas finas e sujas, difíceis de lavar e mais difíceis ainda de reciclar.

Para poder continuar trabalhando de forma higiênica e sem o peso de depositar plástico todos os dias no aterro, encontramos estas luvas aqui, da marca Tudobiodegradável.

Como o próprio nome diz, são feitas com material biodegradável, sendo opções ideais para somar segurança e sustentabilidade.

O preço é mais caro do que o de luvas convencionais, porém consideramos ser uma diferença pequena em relação ao custo total do produto.

Avaliação de custo-benefício: 10

Mudança de matéria prima nas sacolas

Nossa sacola plástica passou por um upgrade ao adotar o uso de plástico I’m green™, um material inovador criado pela braskem que utiliza bagaço de cana em sua composição, possuindo uma pegada de carbono negativa!

Segundo o fabricante, “os produtos sob a marca I’m green™ bio-based são produzidos a partir da cana-de-açúcar e capturam CO2 da atmosfera, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

As sacolas ficaram cerca de 10% mais caras, porém a pegada de carbono negativa foi um ponto que nos convenceu a adotar a mudança. E a qualidade do material é ótima!

Avaliação de custo-benefício: 9

Mudança de embalagem na entrega

Apesar de estarmos satisfeitos com o impacto negativo das sacolas de plástico verde, recentemente passamos a enviar grande parte das nossas entregas em caixas de papelão.

Este material, que possui um dos maiores aproveitamentos em reciclagem no Brasil, trouxe mais funcionalidade ao nosso produto, pois também ajuda a segurar a temperatura negativa dos alimentos congelados por mais tempo.

Além disso, melhorou a organização logística do produto em nossas câmaras frias.

Biodegradável, reciclável e otimiza processos? Vale o custo.

Avaliação de custo-benefício: 8

Empresa de materiais de limpeza com pegada sustentável

Haja produto pra higienizar todo santo dia a nossa área de produção e as nossas louças!

Cada garrafa de água sanitária, desinfetante, desengordurante e limpador tem uma embalagem. Muitas vezes de 1 litro ou até menos.

Para reduzir este impacto, optamos por contratar a Ecolab, empresa global que é sinônimo de sustentabilidade.

Grande parte dos nossos produtos de higienização e limpeza chegam pra nós em estado super concentrado, durando muito mais tempo e salvando um monte de plástico do meio ambiente.

Graças aos dispensers especiais, a proporção do produto fica sempre correta.

E o mais legal: os produtos da Ecolab também tem por característica serem biodegradáveis, facilitando o tratamento de esgoto.

Custo benefício: 8

Ações com custo benefício considerado baixo:

Coleta de água da chuva

Compramos uma bombona com adaptações para reaproveitar a água das chuvas para lavar a área externa da empresa e aguar as plantas.

Apesar de parecer uma ideia legal, na prática a água sai com uma pressão muito baixa e a torneira constantemente entope, sendo mais um transtorno do que uma ferramenta de economia e sustentabilidade.

A parte superior da bombona também acumula água, o que faz que a gente precisa vigiar constantemente para não virar um foco de insetos.

Ainda por cima, é um trombolhão. Por isso, acredito que o custo de operação em relação ao  benefício para o meio ambiente seja bem menor do que as demais ações.

Avaliação de custo-benefício: 2

E é isso, chegamos ao fim! Ainda temos um longo caminho a percorrer e muitos pontos de melhoria, como a adoção de energia solar, por exemplo (sonho meu!)

Essas ações fazem sentido pra você?

Sinta-se à vontade para dividir conosco a sua opinião e mandar as suas sugestões de sustentabilidade nos comentários!

WhatsApp chat