fbpx

Você já percebeu que alguns hábitos do seu cão acabam entrando na sua rotina? Por exemplo: aquele passeio matinal para ele fazer um pitstop acaba fazendo você caminhar um pouquinho logo cedo pela manhã! Ótimo, não é mesmo?

Os cães e gatos compartilham diversos hábitos conosco. Passeamos juntos, ouvimos as mesmas músicas e às vezes até mesmo dormimos na mesma cama! Mas acontece que alguns dos nossos maus hábitos também acabam passando pra eles, principalmente no que diz respeito à alimentação.

Segundo o especialista em nutrição canina Rodney Habib, hoje 60% dos cães e gatos domésticos estão acima do peso ideal.

Esse número é assustador, pois esses “kilinhos” a mais podem trazer uma série de problemas no longo prazo, reduzindo a expectativa de vida do seu pet e impactando diretamente em sua qualidade de vida, mobilidade, disposição e até mesmo humor!

Por isso, separamos aqui 8 dicas para que essa explosão de fofura seja só nos olhinhos pedinchas e não mais na balança!

1) Descubra o peso ideal do seu pet

O peso ideal do seu cão/gato pode variar de acordo com a raça e a etapa da vida dele. É claro que cada pet tem suas particularidades, mas uma consulta rápida na internet já vai ajudar a traçar os parâmetros de comparação.

A tabela abaixo é uma excelente referência para determinar se o seu cão está no peso ideal.

Caso essa pesquisa inicial sinalize um sobrepeso, busque a ajuda do seu veterinário de confiança para determinar se o seu pet se beneficiaria ao adotar uma dieta de perda de peso e qual seria o peso-alvo ideal!

2) Calcule a quantidade de comida que o seu pet precisa

Agora que você já sabe o quanto seu peludo precisa estar pesando, é só calcular a quantidade de comida ideal para ele!

Aqui na Mascote Fit, fazemos esta conta por você e já enviamos os pacotinhos com a quantia de comida que ele precisa por dia.

Caso você mesmo faça a  comida do seu pet, temos um post no blog da Mascote Fit em que desenvolvemos uma calculadora de AN para ajudar na conta da porção ideal!

3) Mude os hábitos alimentares (Faça ele comer na hora que você quer!)

Deixar a comida disponível para que o seu pet coma na hora que ele quiser não é uma boa ideia.

O primeiro motivo: cães que tenham qualquer problema de ansiedade, podem acabar descontando na comida, e assim engordando.

Deixar ele comer o quanto quer também é um risco a saúde de forma mais instantânea, pois a comida/ração pode acabar fermentando ou criando fungos.

Outro péssimo problema: a comida exposta o dia todo acaba atraindo outros animais, como pássaros, ratos, e baratas que podem trazer uma série de doenças para a nossa casa e para os nossos pets.

Por isso, recomendamos servir as refeições do seu pet sempre nos mesmo horários, todos os dias. Essa rotina tem uma série de benefícios para a vida do seu cão, pois além do controle do peso, você acaba controlando também o intestino do seu amigão!

4) Diferencie fome de gula

Nem sempre aquela carinha de pidão significa que ele quer comer mais, muitas vezes ela só expressa o desejo de atenção… e aí, com a recompensa em forma de petisco ou sobras da mesa, este comportamento acaba sendo reforçado!

Se o seu pet fica implorando por comida, não assuma logo de cara que ele está com fome. Confie na conta da quantidade de comida ideal para ele e verifique com os demais integrantes da casa se ele já foi devidamente alimentado.

Mas se pra você aqueles olhinhos marejados são impossíveis de se resistir, a solução é simples:

5) Troque os petiscos industrializados por alguns mais saudáveis

Simples e eficaz! Esta dica com certeza é a mais fácil de adotar, e pode dar resultados em poucas semanas!

Infelizmente não percebemos a quantidade extra de calorias que nossos pets comem nos famosos biscoitos, principalmente quando falamos de raças pequenas, como Yorkshires e Lulus da Pomerânia.

Um biscoitinho inteiro por dia já é um acréscimo substancial de calorias na dieta do seu pet, mas isso não quer dizer que você precisa acabar com a farra do petisco, basta substituir por outro que seja mais saudável! 

Pedacinhos de cenoura ou banana são ótimas opções para iniciar esta substituição. Além de mais saudáveis, são muito mais baratos que os biscoitos.

Acredite: seu cachorro pode adorar essa troca!

6) Saiba do que ele está se alimentando 

Entender o que você serve para o seu pet é uma etapa crucial para ajudá-lo a perder peso e ter uma vida mais saudável.

Alguns alimentos industrializados contém um % muito alto de carboidratos pobres, como por exemplo o farelo de milho (que ainda por cima é transgênico). Este tipo de ingrediente acaba se transformando facilmente em gordura, e ainda por cima colabora pouco com a nutrição do seu bichinho.

Aqui na Mascote Fit, usamos ingredientes que você conhece: peito de frango, músculo bovino, chuchu, cenoura, abóbora moranga, vagem, entre outros ingredientes de verdade, balanceados perfeitamente para que o seu pet tenha uma nutrição completa.

Questione sempre os ingredientes da comida que você serve, afinal, a saúde do seu pet está diretamente relacionada com a qualidade do que ele come

7) Mantenha uma rotina de exercícios regulares

Assim como nós humanos, o exercício é um ponto crucial para ajudar um pet com sobrepeso a ficar em forma!

Aumentar o grau de atividades do seu cachorro ou gato ajuda a queimar as calorias, mas não precisa inscrever ele no crossfit: pequenas mudanças e uma rotina de atividades já podem fazer a diferença. Algumas opções interessantes:

  • Caminhadas curtas
  • Enriquecimento ambiental
  • Brinquedos interativos, como os kongs
  • Levá-los em creches, para que brinquem com outros cães

8) Troque os sachês por comida de verdade

Adicionar sachês é uma escolha comum feita por tutores de cães e gatos que não gostam de comer ração. Porém, este molhinho acaba sendo mais uma fonte de calorias, o que complica o cálculo da quantidade diária ideal de comida que o seu pet precisa.

Se o seu pet precisa de um molho especial na comida dele, por que não trocar a dieta completa?

Um dos pontos principais dos nossos planos de assinatura é justamente esse: a quantidade diária já vem calculada certinha, e os nossos clientes nunca precisam adicionar molho na comida, pois ela já é uma delícia por si só!

Entre em contato com a gente e faça um orçamento para o seu pet. A saúde dele agradece!

WhatsApp chat