Você sabia que a higiene bucal do seu cachorro é tão importante quanto a sua? Manter os dentes e gengivas do seu pet limpos e saudáveis vai muito além do hálito fresco – faz parte da saúde geral dele. 

Aqui na Mascote Fit, sabemos que cuidar da saúde bucal do seu peludo pode parecer um desafio, mas estamos aqui para ajudar. 

Vamos mostrar como a limpeza dos dentinhos pode ser mais fácil do que você imagina, além de compartilhar dicas práticas e seguras para transformar esse cuidado em um momento de carinho e diversão. Preparado para descobrir tudo sobre a higiene bucal do cachorro?

Como saber se a saúde bucal do pet está boa?

Manter a saúde bucal do seu cão em dia garante que ele esteja sempre feliz e saudável. Mas como saber se a boca do seu amiguinho de quatro patas está realmente boa? 

O primeiro passo é acompanhar o hálito do pet. O bafinho forte e persistente pode ser um sinal de problemas dentários ou gengivais. Um leve cheiro de comida é normal, mas se o hálito estiver muito desagradável, pode ser hora de uma visita ao veterinário.

Observe também a coloração dos dentinhos, se estiverem amarelados e com acúmulo de tártaro, é sinal de atenção. O acúmulo de tártaro pode levar a problemas mais sérios, como a doença periodontal.

Avalie também a cor da gengiva do seu cão. Elas devem ser rosadas e firmes, não vermelhas ou inchadas. Gengivas inflamadas ou com sangramento podem indicar gengivite ou outras infecções. Observe, também, se o seu pet está salivando demais. A salivação excessiva pode ser um sinal de dor bucal ou problemas dentários. 

Escovar os dentes regularmente, oferecer brinquedos mastigáveis e levar seu cão ao veterinário para check-ups são práticas que ajudam a manter a boca dele saudável.

Como escovar os dentes do cachorro

A Médica Veterinária Lunara Biavatti recomenda que os tutores escovem os dentes dos pets todos os dias ou em dias alternados, isso porque a placa bacteriana se forma a cada 24-48h após a escovação. Se isso não for possível, escove pelo menos algumas vezes por semana. A regularidade é importante para manter a saúde bucal.

Agora, vamos para as dicas práticas para que você e seu amiguinho de quatro patas tenham um momento tranquilo durante a escovação dos dentes:

1. Escolha o momento certo para a higiene bucal do cachorro

Antes de começar a escovar os dentes, escolha um momento em que seu cachorro esteja calmo e relaxado. Após uma boa caminhada ou uma sessão de brincadeiras, ele provavelmente estará mais tranquilo e menos propenso a resistir.

2. Reúna os materiais necessários

Você vai precisar de uma escova de dentes própria para cães, ou uma escova de dedo ou até mesmo uma gaze enrolada em seu dedo, e uma pasta de dentes específica para pets. Nunca use pasta de dentes humana, pois pode ser tóxica para eles.

3. Coloque a pasta de dentes na escova

Deixe seu cachorro cheirar e lamber um pouco da pasta de dentes para pets. Elas geralmente têm sabores atraentes, o que ajuda a tornar a experiência mais agradável para ele.

5. Comece devagar

Aplique uma pequena quantidade de pasta na escova e, com movimentos suaves e circulares, escove apenas alguns dentes de cada vez. Concentre-se nas partes externas dos dentes, onde a placa se acumula mais. Não há necessidade de escovar a parte interna dos dentes.

6. Elogie muito seu amiguinho durante a escovação

Durante todo o processo, mantenha um tom de voz calmo e tranquilo. Luna explica que “recompensar o seu cachorro com um petisco após a escovação é uma ferramenta muito importante de reforço positivo. Lembre-se de escolher um petisco saudável e preferencialmente que não suje os dentes, como uma fatia de maçã”.

Para complementar a escovação, considere o uso de brinquedos mastigáveis e petiscos dentais que ajudam a remover a placa e manter os dentes limpos.

Com essas dicas, a escovação dos dentes do seu cachorro pode se tornar uma parte natural e tranquila da rotina de cuidados dele. Lembre-se, a saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral do seu amigo peludo, e com paciência e prática, vocês vão tirar de letra!

Produtos para saúde bucal do cachorro

Para ir além da escovação dos dentes do cachorro, você pode recorrer a produtos que ajudam na saúde bucal. Confira algumas dicas:

Petiscos que ajudam na higiene bucal do cachorro

É possível encontrar boas marcas e seguir as recomendações do seu Veterinário de confiança na hora de escolher os petiscos que ajudam na limpeza dos dentinhos.

Lunara explica que “esse tipo de petisco faz uma remoção química do tártaro. Eles possuem hexametafosfato de sódio em sua composição, que sequestra o cálcio presente na placa bacteriana.”

A profissional de saúde animal explica que os petiscos não são tão eficazes se comparados com a remoção mecânica, que é o ato de escovar os dentes do pet, já que “possuem uma quantidade pequena de hexametafosfato de sódio e geralmente não são tão rígidos a ponto de atingir a mesma eficiência da remoção mecânica da escovação|.

Gel dental enzimático

A Médica Veterinária comenta que o uso de gel enzimático é benéfico para os pets. Segundo ela, “quando o gel entra em contato com o dente, ele forma uma substância que inibe o crescimento das bactérias formadoras de tártaro e ainda evita o mau hálito”.

Boas opções são C.E.T. Higiene Oral da Virbac e o creme dental Orozyme da Inovet. Ambos são altamente palatáveis e devem ser aplicados direto na boca do animalzinho.

Pó para limpeza dos dentes

A marca mais conhecida, em especial para quem oferece alimentação natural para cães, é o Plaque Off da Inovet. Ele é um produto natural e feito com algas marinhas, que ajuda na eliminação do mau hálito, da placa bacteriana e do tártaro.

O tutor adiciona o Plaque Off junto à alimentação natural de acordo com o peso do pet ou com a indicação do Veterinário. O produto pode ser ingerido pelo animal, pois é absorvido pelo organismo e aumenta a porosidade do tártaro, fazendo com que ele se desprenda do dente gradativamente.

Spray

Os sprays são opções para quem busca aliviar o mau hálito do cachorro. Eles não são de fato um recurso para remoção de tártaro e de garantia da higiene bucal do seu cachorro, mas funcionam para tirar o bafinho.

Brinquedos mordedores

Aqui, seu peludo faz a festa! Busque oferecer enriquecimento ambiental para seu cachorro, pois isso também pode contribuir na saúde bucal dele. Existem diversos mordedores que são feitos para ajudar na higiene disponível nos pet shops.

O Médico Veterinário Vinícius Caron, Especialista em Odontologia Veterinária e Professor da Universidade Tuiuti do Paraná, explica qual deve ser a regra na hora de escolher um brinquedo mordedor para seu pet.

Segundo ele, “se você pegar uma estrutura e conseguir esmagá-la com seus dedos indicador e polegar, pode dar para o cão roer. Se não for possível fazer esse esmagamento, não pode fornecer”.

O especialista em odontologia veterinária ainda recomenda “oferecer pé de galinha, cartilagem, traquéia bovina ou orelha desidratada. Esses produtos também vão promover essa limpeza através da abrasão e a chance de fraturar é bem baixa”.

Você sabia que não é recomendado oferecer ossos ao seu cão?

O Médico Veterinário Especialista em Odontologia Animal e Professor da Universidade Tuiuti do Paraná Vinícius Caron explica que é contraindicado oferecer ossos aos cães. Segundo ele, “a biomecânica da mastigação do cão não combina com a dureza dos ossos de bovinos, suínos e equinos, pois eles não são presas naturais do cão. A dureza do osso não combina com a força do esmalte, da dentina do cão”.

Vinicius Caron ainda explica que roer ossos ajuda na limpeza dos dentinhos do pet. Contudo, isso não limpa o sulco gengival, que é o espaço entre a gengiva e o dente do animal. “Alguns cães podem não ter o cálculo supragengival, mas podem ter o cálculo subgengival, que esse irá destruir o cemento da raiz, reabsorver osso alveolar, formar bolsa periodontal, e somente a escovação faz essa limpeza subgengival, pois desta maneira as cerdas entram no sulco gengival”. 

De acordo com o Professor, outra desvantagem em ofertar ossos para o cão está no fato de que eles podem quebrar os dentes do pet. Vinicius ainda complementa que “o osso pode até ajudar na limpeza e prevenir a doença periodontal, mas acaba colocando o animal com risco de fraturar o dente, tratamento de canal e endodontia. O guideline de odontologia veterinária contra indica dar chifre, casco e ossos por esses motivos citados”.

Pasta de dente natural para higiene bucal do cachorro

Quem é adepto da alimentação natural para cães vai adorar essa dica! É possível preparar uma pasta de dente caseira para você reforçar a saúde bucal do seu pet. 

A base dessa pastinha é feita com óleo de coco e, segundo a Médica Veterinária Lunara Biavatti, é ótima porque “possui ácido láurico, uma substância com propriedades anti-bactericidas, anti-fúngicas e anti-virais”. Assim, o óleo de coco vai ajudar no combate às bactérias que causam o tártaro e o mau hálito no pet.

A receita para preparar a pasta de dente caseira para cachorro é:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem;
  • 1 gota de óleo essencial de menta (sem álcool).

É só misturar bem os ingredientes e utilizar uma escova ou lenço para higienizar os dentinhos do peludo.

Por que a higiene bucal é importante para cães que recebem alimentação natural?

Se você é uma tutora adepta à alimentação natural, provavelmente você já sabe que cuidar da higiene bucal do seu cachorro é importante. Isso porque, a alimentação natural cozida é um alimento úmido que, assim como a alimentação dos humanos, pode se acumular nos dentinhos do seu pet.

Independente do tipo de alimentação, tanto as dietas caseiras quanto as alimentações industriais podem contribuir com o acúmulo de tártaro nos dentinhos do seu pet. Por isso, garantir a escovação e uma rotina de brinquedos recreativos faz toda a diferença na saúde do seu cãozinho.

Dietas balanceadas e tudo para te ajudar na rotina de AN com seu pet

Aqui na Mascote Fit, nós nos preocupamos com a higiene bucal do seu pet. Por isso, no primeiro recebimento da sua assinatura de alimentação natural, nós enviamos uma escova e uma quantidade de pasta de dente natural, aquela feita com o óleo de coco, para você usar no seu pet.

É isso mesmo: além de receber uma dieta balanceada, já com toda a suplementação que seu pet precisa, embalada à vácuo e ultra congelada, você ainda recebe o passo inicial para cuidar dos dentinhos do seu amiguinho.

A gente faz isso para facilitar a sua rotina e, principalmente, para garantir que você consiga oferecer uma dieta 100% balanceada com tudo o que seu pet precisa, aproveitando todos os benefícios da alimentação natural.

Mude já a dieta do seu pet! Use nossa calculadora de alimentação natural para receber um orçamento personalizado da AN que seu animalzinho de estimação precisa.

WhatsApp chat