fbpx

Cachorro pode tomar chá? Nesse friozinho, sempre surgem dúvidas se a gente pode compartilhar a nossa comida/bebida quentinha com eles! Então hoje resolvemos falar sobre chás… Tem alguns chás que são bons para pets, já outros são perigosos.

Este é um guest post escrito pela doutora Lunara Biavatti, médica veterinária especialista em alimentação natural para pets. Com a palavra, a doutora Lunara!

Segundo os especialistas da Tea Shop, a origem do chá é dividida em diversas lendas.

Na China, diz-se que o imperador Shen-Nung descobriu o chá acidentalmente, ao ferver água à sombra de uma árvore silvestre que balançava com os ares da primavera.

Algumas folhas caíram acidentalmente na água fervente, e ao beber a infusão, o imperador sentiu-se revigorado!

Já para os indianos, quem descobriu o chá foi o Príncipe Bodhi-Dharma, filho do Rei Kosjuwo, que, desfalecido por uma doença, recolheu algumas folhas de uma árvore especial e foi curado, graças a sua infusão.

Mas será que os efeitos benéficos do chá também se aplicam aos nossos pets?

Sim! Assim como nós, os pets também podem se beneficiar com as plantas medicinais!

Chás que cachorros podem tomar e os seus benefícios:

🍃 Chá de camomila: excelente para cães ansiosos, que sofrem de insônia ou que tem problemas digestivos;⁣

🌿 Chá de boldo: ótima erva para auxiliar na digestão e problemas no fígado;⁣

🍃 Chá de Valeriana: indicada para casos de nervosismos e estresse, ajudando a acalmar;⁣

🌿  Chá de Espinheira Santa: protetor gástrico;⁣

🍃  Chá de Melissa: insônia e calmante;⁣

🌿  Chá de canela: controle da glicemia;⁣

Outros chás com propriedades digestivas são o gengibre, funcho e cidreira;⁣

Existe diversas opções, porém é preciso ficar atento a fatores como sensibilidade ou alergia. E oferecer sempre com moderação. ⁣

Chá proibidos para cachorros

❌  De maneira geral, os chás com cafeína são contra-indicados, pois podem aumentar a frequência cardíaca e causar intoxicação.⁣ São exemplos: chá verde, chá preto, chá mate e até mesmo o chimarrão.

❌  Algumas infusões em forma de blends devem ser evitadas, pois podem conter ingredientes perigosos, como chocolate e cacau. Na dúvida, consulte o veterinário.⁣⁣

Como preparar?

O método de preparo do chá é sempre o mesmo, incluindo para os bichos. 

Segundo a wikipedia, a melhor maneira de se preparar o chá é colocar as folhas em um bule, adicionar a água fervente e manter em infusão de 30 segundos a 5 minutos (este processo é chamado de brewing ou mashing).

Após este tempo, é possível que uma substância chamada tanino seja liberado, que torna o chá amargo.

Servir o chá morninho ou até gelado é mais atrativo para o seu pet! Cuidado para não queimar a língua do seu animalzinho!

Seu cachorro gosta de chá? Já experimentou? Conta pra nós aqui nos comentários!

 

Sobre a autora

MV Lunara Biavatti

Formada em medicina veterinária pelo Instituto Federal Catarinense, Pós graduanda em Nutrição de Cães e Gatos pelo Instituto Qualittas, com diversos cursos de Alimentação Natural e o mais importante: apaixonada por pets! Ah, essa na foto é a minha Dothi 🙂

Sobre a autora

MV Lunara Biavatti

Formada em medicina veterinária pelo Instituto Federal Catarinense, Pós graduanda em Nutrição de Cães e Gatos pelo Instituto Qualittas, com diversos cursos de Alimentação Natural e o mais importante: apaixonada por pets! Ah, essa na foto é a minha Dothi 🙂

WhatsApp chat