Acorda, come e dorme. Passeia, dorme. Vai até o portão, late e dorme.

Levante as patas quem nunca foi chamado de preguiçoso pelo dono!

Provavelmente, você tem uma certa inveja da quantidade de sono que o seu cachorro consegue ter.

Seja naquela siesta pós almoço ou a pescadinha no meio do filme, nossos amiguinhos estão sempre aproveitando as oportunidades de deitar e tirar uma soneca.

Pois então! Assim como nós humanos, os cachorros precisam de sua dose diária do sono da beleza para funcionar bem!

Acontece que esta dose necessária pode ser bem maior que a nossa.

Assim como acontece com a quantidade de alimentação natural que cada cachorro precisa, a quantidade de horas que o seu cão precisa dormir depende de diversos fatores. Personalidade, estilo de vida, porte e principalmente o ambiente em que ele está envolvido fazem a diferença. Por exemplo: cães de porte gigante, como um São Bernardo, tendem a dormir bem mais que os pintcherzinhos.

Para se ter uma ideia, em média, os cães podem dormir entre 14 e 18 horas por dia!

Os cães dormem muito mais do que nós, mas é preciso levar em conta que eles acordam muito mais vezes. Cães de guarda, por exemplo, podem ter um sono muito mais leve se estiverem se sentindo inseguros.

cachorro dorme

Filhotes, em especial, precisam de muitas horas de sono para o seu desenvolvimento.

 

Por que os cães precisam dormir tanto?

Um dos motivos mais importantes para deixar seu amigão dormir bastante é que os cachorros se recuperam da liberação dos hormônios de stress, como a adrenalina e a cortisona, durante o sono. Com o sono restrito, o acúmulo destes hormônios pode impactar no comportamento do dog, deixando-o mais agressivo e propenso a reagir com menos provocação. Outro fator que acontece durante o sono canino é a liberação do hormônio melatonina, que ajuda na proteção das células do corpo e fortalece o sistema imunológico.

Recursos

Parece coisa de maluco, mas existem até playlists no youtube para ajudar o seu cão a dormir! Este canal aqui, por exemplo, posta músicas para relaxar nossos amigões e também vídeos de TV pra cachorro. Ideal pra dar aquela força em datas estressantes, como feriados com muitos fogos de artifício. Gostou do post? Deixe seu comentário abaixo e nos diga que tipo de conteúdo você quer ver por aqui! Aubraços!