Saúde

Vacinas para gatos: quais são e quando seu animal deve tomar?

Escrito por:
Data de postagem:
Publicado em:
30/9/2024

Você sabe quais são as vacinas para gatos que seu pet deve tomar no primeiro ano de vida e, depois, anualmente?

Para te ajudar a deixar seu bichinho de estimação imunizado, nós conversamos com a professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, Ursula Raquel do C. F. da Silva. A profissional nos passou todos os detalhes e o que fazer para manter a carteirinha de vacinação do seu gatinho sempre em dia!

A professora já começa nos orientando que “segundo as diretrizes da WSAVA, não devemos iniciar a vacinação de um filhote com menos de 6 semanas. Isso é necessário, pois alguns animais podem apresentar níveis elevados de anticorpos maternos que acabam influenciando na resposta imunológica do animal.”, explica a profissional da Anhanguera de Niterói.”

Vacinas para gatos: quais são e quando seu animal deve tomar?

As vacinas para gatos mais recomendadas pelos veterinários são a V4 ou V5. Segundo a professora Ursula, “as vacinas indicadas para gatos são aquelas que conferem proteção contra infecções provocadas pelo vírus da rinotraqueíte felina, calicivírus felino, vírus da panleucopenia felina, vírus da raiva e Chlamydia psittaci. Ainda existem vacinas adicionais que não fazem parte dos pacotes polivalentes, como a vacina contra a Leucemia felina”.

Entenda as vacinas para gatos

Vacina V4 para gatos protege o pet contra:

  • Rinotraqueíte felina;
  • Calicivirose felina;
  • Panleucopenia felina;
  • Clamidiose felina;

Vacina V5 para gatos protege seu pet contra:

  • Rinotraqueíte felina;
  • Calicivirose felina;
  • Panleucopenia felina;
  • Clamidiose felina;
  • Leucemia felina.

No primeiro ano de vida, a recomendação do esquema vacinal para gatos é:

  • 60 dias (2 meses): primeira dose da vacina quádrupla ou quíntupla;
  • 90 dias (3 meses): segunda dose da vacina quádrupla ou quíntupla;
  • 120 dias (4 meses) quarta dose da vacina quádrupla ou quíntupla;
  • Anti-rábica: deve ser aplicada uma semana após a terceira dose da vacina quádrupla ou quíntupla. A aplicação se dá por via subcutânea.

Após esse primeiro ciclo de vacinação de filhotes de gatos, os animais devem receber um reforço anual da vacina quádrupla ou quíntupla e anti-rábica em doses únicas.

Quais cuidados os tutores devem ter com os animais após a vacinação?

A professora comenta que nenhuma vacina é totalmente isenta de provocar reações adversas no organismo do animal.

“Algumas vacinas podem conter elementos potencialmente alergênicos incluindo proteínas do ovo, albumina do sangue bovino, fibronectina do soro fetal de bezerros etc. Apesar da maioria das vacinas não provocarem reações indesejáveis, o tutor deverá observar seu amiguinho de estimação sinalizando ao veterinário qualquer mudança desde coloração da pelagem até modificações comportamentais”, explica detalhadamente.

“O indicado no período pós-vacinal é evitar mudanças no manejo do animal e não levar o gatinho para passeios na rua até completar todo o esquema vacinal”, recomenda a professora de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói.

De maneira geral, as recomendações gerais para os pets pós-vacinação são:

  • Antes de vacinar o seu pet, garanta que ele esteja saudável, hidratado e bem nutrido;
  • Mantenha o animal em seu habitat de confiança, para que ele consiga se recuperar;
  • Observe se o focinho do animal não está seco e com temperatura mais quente que o normal, pois isso pode representar febre;
  • Na suspeita de aumento de temperatura, contate seu médico veterinário de confiança para ele prescrever um medicamento;
  • Pode acontecer do pet não querer comer ou ficar mais quietinho, e isso é algo normal, não force nada. Deixe seu amiguinho à vontade;
  • Os sintomas devem cessar em no máximo 24 horas, caso não ocorra, procure o médico veterinário.

Vacina importada x vacina nacional: como escolher a melhor opção?

Você já deve ter ouvido falar que existem vacinas importadas e nacionais, certo? A professora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de Niterói, Ursula Raquel do C. F. da Silva nos falou sobre essa diferenciação, confira!

Segundo ela, “a principal diferença entre vacinas nacionais e importadas é a eficácia e a segurança, isso porque as vacinas importadas passam por testes mais rigorosos de segurança e eficácia, além de seguirem uma regulamentação e padrão correto”.

A professora ainda segue com a explicação que as vacinas denominadas nacionais e importadas apresentam diferenças relacionadas à tecnologia empregada na fabricação, aos tipos de cepas utilizadas e ao local de fabricação.

O conselho mais valioso que a profissional da Anhanguera de Niterói explica é destacar que uma vacina profissional ou não profissional, quando administrada em um animal sem a devida avaliação clínica do médico veterinário, não é garantia que o animal será imunizado.

“Toda imunização para atingir seu objetivo precisa ser antecedida de uma perfeita anamnese e exame clínico, que são responsabilidade do médico veterinário. Assim, a diferença não está na origem da vacina e, sim, em toda logística e principalmente na participação de um médico veterinário no procedimento de vacinação”.

Por isso nunca, jamais, recorra a vacinas sem indicação do Médico Veterinário, ok?

Dietas balanceadas para aumentar a longevidade do seu pet

Você viu que vacinar seu gatinho é um ato de amor e contribui de verdade para aumentar a longevidade dele - e cuidar bem da alimentação dele também agrega nesse sentido! 

E a alimentação natural, feita com ingredientes frescos, sem conservantes ou corantes, é tudo de bom para você garantir uma dieta rica em nutrientes que vão fortalecer as defesas do corpo do gato, tornando-o mais capaz de combater infecções e inflamações.

Aqui na Mascote Fit, nós preparamos a alimentação natural de cada pet seguindo rigidamente as recomendações dos Médicos Veterinários especialistas. Se você não tem o contato de um veterinário nutrólogo, conte com o apoio do Mascote Care, serviço de telemedicina veterinária nutricional aqui da Mascote Fit! Nossos veterinários realizam consultas detalhadas, analisando exames e históricos de saúde para criar um plano alimentar personalizado.

Com o plano montadinho, vamos ao preparo! Após cozinhar tudo no vapor para não perder os nutrientes dos alimentos, nós congelamos cada pacotinho com a porção diária de saúde e felicidade que seu amigo de quatro patas precisa. Ah, e o mais legal: a gente já coloca toda a suplementação necessária para seu cachorrinho.

Assim, é só descongelar e servir o papazinho para seu peludo. Fazemos isso para facilitar a sua rotina e, principalmente, para garantir que você consiga oferecer uma dieta 100% balanceada com tudo o que seu pet precisa, aproveitando todos os benefícios da alimentação natural para pets.

Mude a dieta do seu pet! Use nossa calculadora de alimentação natural para receber um orçamento personalizado da AN que seu animalzinho de estimação precisa.

Compartilhe

SEU PET MERECE O MELHOR

É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.