Dar comida de verdade é uma decisão maravilhosa para a saúde e longevidade do seu pet! Para ter todos os benefícios da alimentação natural, é preciso escolher uma dieta balanceada e que seja adequada para a fase de vida dele (filhote, adulto ou idoso). Por esse motivo, garantir a suplementação da alimentação natural é um item obrigatório para a saúde do seu pet.
E o que compõe uma dieta balanceada? Ingredientes certos e na quantidade certa! As dietas de alimentação natural (AN) são compostas de:
Só que analisando a necessidade nutricional dos cães, existem vários micronutrientes que são difíceis de se encontrar nos alimentos nas doses requeridas. São exemplos desses nutrientes o cálcio, o iodo, o selênio, a vitamina D, a vitamina B1, vitamina E e vitamina K.
Por isso, a suplementação da alimentação natural é fundamental! A seguir, confira tudo sobre o assunto!
A Zootecnista e Médica Veterinária Melony Santos, Mestre em Ciência e Tecnologia de Produção Animal com ênfase Nutrição Cães/Gatos, explica que precisamos suplementar a alimentação natural de cães e gatos porque “não conseguimos oferecer uma variedade de ingredientes para nossos pets (promover multi dieta). Nós não conseguimos oferecer ou encontrar com facilidade: cérebro, olhos, penas, pelos, vasos sanguíneos, tendões, ligamentos, vísceras…”.
Todos esses complementos garantem que os pets possam atingir as necessidades nutricionais, mantendo uma vida saudável e promovendo longevidade.
“Então, quando oferecemos AN, seja ela cozida, crua sem ossos ou crua com ossos, precisamos realizar a suplementação das vitaminas e minerais faltantes na dieta”, complementa a Mestre em Nutrição de Cães e Gatos Melony Santos.
Os complementos considerados obrigatórios na alimentação natural de cães são os suplementos vitamínico-minerais e as gorduras essenciais.
Os mais recomendados são o Food Dog e o Nutroplus, que vamos falar com mais detalhes aqui no conteúdo. Eles são suplementos em pó com todas as vitaminas (lipossolúveis e hidrossolúveis) e minerais necessários para uma dieta completa – basta misturar na alimentação.
Além deles, também é necessário suplementar as gorduras essenciais. Segundo Melony Santos, “dependendo da formulação da dieta, é possível atingir os níveis mínimos exigidos de gordura da dieta e da sua composição de ácidos graxos: como o ácido linoleico (ômega 6) sem a necessidade de complementar com óleos de origem animal ou vegetal”.
Mas a especialista afirma que “porém, muitos animais não ‘suportam’ certa quantidade de gordura da dieta, ou ainda possuem sensibilidade alimentar a alguma proteína animal”.
Nesses casos, a recomendação é suplementar pelo menos com o ômega 6, que é essencial na nutrição de cães e gatos. “Dependendo do caso, faz-se a suplementação dos ômegas 3, para obtenção da relação entre os ômegas 6 e 3 para ajudar nas respostas antiinflamatórias”, conclui.
Os probióticos podem entrar na lista de suplementos recomendados para os pets que ganham alimentação natural. Eles são um conjunto de bactérias do bem que ajudam a manter a flora intestinal em equilíbrio.
“Não são obrigatórios, mas ajudam a restaurar a microbiota intestinal. São importantes quando se faz a troca de dieta, preparando o intestino para receber o novo alimento. Além disso, auxilia na redução de vômitos ou diarréias na troca de dieta e ajudam na imunidade”, complementa Melony Santos.
Aqui na Mascote Fit, utilizamos os suplementos minerais vitamínicos das linhas que consideramos como top do mercado: o Food Dog, da empresa Botupharma, e o Nutroplus. Confira detalhes sobre cada um dos produtos na sequência.
As linhas Food Dog e Food Cat foram criadas para serem utilizadas diariamente, fornecendo todas as vitaminas e minerais essenciais para manter uma dieta caseira equilibrada e completa.
O suplemento é feito com ingredientes de alta qualidade, livre de transgênicos, sem conservantes e sem corantes. Também possui açafrão-da-terra, Spirulina e micronutrientes como cálcio, selênio, iodo, vitamina D, magnésio, vitamina B1, vitamina E e vitamina K, que não são encontrados com facilidade nas quantidades necessárias nas dietas caseiras.
A adição de prebióticos FOS e GOS melhora a saúde digestiva, intestinal e imunológica. Os minerais estão presentes em forma quelatada (associada a aminoácidos), o que assegura sua absorção no intestino. Isso contribui para a saúde e longevidade dos nossos animais de estimação.
O Food Dog é comercializado em embalagens de 100g, 500g, 3kg e 10kg. A indicação é conforme a fase de vida de cada pet que recebe dieta caseira:
Suplementar a dieta de alimentação cozida é muito, mas muito importante mesmo. Por isso, contamos com a expertise dos profissionais da Botupharma na elaboração destes produtos!
As linhas de suplementos do Nutroplus são completas e balanceadas para cães que recebem dietas caseiras. Feitas com ingredientes de alta qualidade, elas oferecem o equilíbrio nutricional que os pets precisam.
Os suplementos Nutroplus atendem perfeitamente todos os parâmetros da Nutrient Requirements of Dogs and Cats – NRC, suprindo carências de nutrientes em vitaminas e minerais.
Os minerais dos suplementos do Nutroplus também estão presentes em forma quelatada, assegurando sua absorção no intestino. Não têm conservantes sintéticos e ainda possuem nutracêuticos como os prebióticos GOS, MOS e FOS, o ácido graxo pró-cérebro, DHA de algas, e nucleotídeos.
O Nutroplus é comercializado em embalagens de 100g, 500g, 3kg e 10kg. A indicação é conforme a fase de vida de cada pet que recebe dieta caseira:
De acordo com a Mestre em Nutrição de Cães e Gatos, quando o tutor inicia a alimentação natural do pet, a recomendação é introduzir o suplemento de forma gradativa, especialmente se o animal for mais exigente ou tiver paladar seletivo.
A recomendação tanto do Food Dog quanto do Nutroplus é que seja adicionado 25% da dose indicada pelo profissional de nutrição pet a cada 4 dias, até alcançar a dose total. Melony comenta que “dessa forma, o pet irá se acostumar com o odor ou sabor do suplemento, evitando que receba uma dieta desbalanceada”.
A dica é misturar bem o suplemento ao alimento na hora de servir. Outra forma de camuflar um pouquinho para o pet é adicionar o suplemento a um alimento que ele goste muito, como frutas, iogurte, caldo de ossos, caldo de colágeno ou outro item que seja irresistível para o paladar do animal.
Porém, mesmo seguindo a recomendação, pode acontecer do pet não se aceitar o suplemento. A profissional explica que “se mesmo assim, o animal se recusar a ingerir o alimento com algum desses suplementos, devemos suplementar os nutrientes faltantes de forma manipulada”.
Lembrando que essa suplementação manipulada deve ser prescrita por um profissional da área, garantindo o balanceamento correto dos nutrientes.
Melony ainda cita que “uma alternativa é incluir o máximo possível de ingredientes na dieta que façam essa suplementação, tentando manipular o mínimo possível. Mas nem todos os animais aceitam essa variedade de ingredientes também”.
Aqui na Mascote Fit, todas as refeições que preparamos para o seu pet são entregues com a suplementação indicada pelo Médico Veterinário.
Isso mesmo: durante o empacotamento dos alimentos, nós já adicionamos o Food Dog ou o Nutroplus em cada pacotinho, além de incluirmos todos os óleos essenciais prescritos pelo Médico Veterinário na quantidade recomendada.
Assim, basta descongelar e servir o papá para seu peludo. Fazemos isso para facilitar a sua rotina e, principalmente, para garantir que você consiga oferecer uma dieta 100% balanceada com tudo o que seu pet precisa, aproveitando todos os benefícios da alimentação natural para pets.
Mude já a dieta do seu pet! Use nossa calculadora de alimentação natural para receber um orçamento personalizado da AN que seu animalzinho de estimação precisa.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.