Nem sempre nossos pets se dão bem com outros seres vivos que amamos na nossa casa: as plantas! 

Cães e gatos que destroem hortas e jardim são uma reclamação frequente entre nossos amigos tutores. Às vezes é engraçado…

 

Mas como nem tudo são flores, preparamos um texto especial para ajudar você a identificar quais são as plantas que são melhores de evitar ter em casa, caso seu pet não seja assim tão eco-friendly!

 

Plantas tóxicas para cães e gatos

Aloe Vera (Babosa)

A Babosa está na lista de plantas venenosas para cães, apesar de ser ótima para humanos.

Popularmente conhecida como um remédio natural para queimaduras, a folha da babosa pode trazer problemas ao sistema digestório caso ingerida pelo seu amigão.

Hera

A Hera é uma ótima planta para decoração, porém uma péssima escolha para se ter em casa se o seu cão ou gato seja daqueles que come até o reboco da parede.

Os sintomas causados por uma eventual ingestão podem variar de dificuldades respiratórias ou erupções cutâneas chegando até mesmo a paralisias e coma, portanto, certifique-se de que ele esteja fora do alcance do seu pet!

Jade (Crassula Ovata)

A crassula ovata, comumente conhecida como jade, é tóxica para a cachorrada e gatarada.

Ela pode causar vômitos e reduzir a freqüência cardíaca, além de um sintoma difícil de identificar: a depressão.

Zamioculca

Por ser uma planta ornamental de fácil trato e muito bonita, a Zamioculca tem ganho cada vez mais espaço dentro de residências e escritórios.

Atraente para pessoas com pouca ou nenhuma luz, a ingestão de partes da Zamioculca pode causar reações adversas nos pets, como vômitos e diarréia.

 

Narciso

Cheio de charme e histórias, os Narcisos não são uma boa opção o seu pet destruir no quintal.

Eles contêm substâncias tóxicas que podem resultar em doenças gastrointestinais graves, convulsões, queda de pressão arterial, tremores e arritmias cardíacas, caso ingeridos por cães e gatos.

 

Tulipas

As tulipas são outras flores que estão entre as queridinhas das nossas casas, mas que precisam ser mantidas longe do seu cão ou gato.

A ingestão desta planta pode resultar em vômitos intensos, depressão, diarréia, hipersalivação e perda de apetite.

 

Azáleas

Todas as partes de todos os tipos dessa linda planta de jardim são consideradas venenosas tanto para animais quanto para humanos.

A ingestão desta planta pode causar desconforto gastrointestinal grave, fraqueza, paralisia, colapso cardiovascular e até mesmo a morte.

Espada de São Jorge

Estas plantas são excelentes para renovar o ar de ambientes internos, como o seu quarto, pois elas produzem oxigênio pela noite!

Porém, se por acaso o seu pet resolver engolir umas folhas por aí, pode ser que ele sofra de náuseas, vômitos e diarréia.

O veneno encontrado na planta tem um efeito entorpecedor que pode causar inchaço na língua e na garganta, sendo uma planta super perigosa para os cãezinhos e gatinhos.

 

Lírio da paz

O lírio da paz, também conhecido como a planta Mauna Loa, é uma opção popular de decoração porque precisa de muito pouca manutenção e floresce quase sem parar.

Porém, esta planta é venenosa para humanos e animais de estimação. A ingestão pode causar vômitos, inchaço na língua e vias aéreas superiores.

 

Cuidados Veterinários

Se uma planta é venenosa para o seu cão ou gato, suponha que todas as partes sejam venenosas mesmo que algumas partes da planta possam ter concentrações mais altas do princípio tóxico do que outras.

 

Diagnóstico

Todo diagnóstico e a orientação de tratamento devem ser feitos com o seu médico veterinário de confiança. Entretanto, a identificação da planta que causou o mal estar pode ser de grande ajuda para o profissional.

Como é sempre melhor prevenir que remediar, caso tenha identificado alguma planta possivelmente prejudicial ao seu pet, tente mantê-la longe do alcance dele, pelo menos em horários em que não estiver em casa!