[et_pb_section fb_built="1" _builder_version="4.16" global_colors_info="{}"][et_pb_row _builder_version="4.16" global_colors_info="{}"][et_pb_column type="4_4" _builder_version="4.16" global_colors_info="{}"][et_pb_text _builder_version="4.17.4" text_font_size="17px" global_colors_info="{}"]
Enquanto implorar pela comida de seus tutores é uma característica muito forte dos cães, é importante saber também que os gatos, mesmo que não implorem, podem se interessar pela nossa comida.
Alguns alimentos embora pareçam inofensivos são péssimos para a saúde dos gatos.
Assim como seus amigos caninos, nossos gatos podem enfrentar algumas consequências bastante sérias se comerem certos alimentos destinados apenas ao consumo humano.
Abaixo criamos uma lista com alguns alimentos que você deve evitar de oferecer para o seu gatinho. Alguns são bem óbvios mas fazem tão mal que você jamais poderá descuidar.
1 - Cebola
Cebola pode danificar os glóbulos vermelhos do seu gato e levar à anemia. Este alimento geralmente é venenoso quando consumido em grandes quantidades.
Muitas pessoas utilizam este ingrediente como tempero para comida, e, se você costuma oferecer carne, frango e outros alimentos temperados ao seu gato, é bom tomar cuidado.
Gatos com sintomas de letargia, fraqueza, apetite reduzido e gengivas pálidas podem estar passando por um quadro de intoxicação.
2 - Uvas e passas
Embora não esteja claro por que, uvas e passas podem causar insuficiência renal em gatos, e mesmo uma pequena quantidade pode deixar seu gato doente.
Após 12 horas da ingestão é possível ocorrer vômito. Outros sinais que podem aparecer dentro de 24 horas incluem letargia, diarreia, redução do apetite, dor abdominal, diminuição da micção e dor abdominal.
Vômitos repetidos e hiperatividade são sinais precoces. Embora alguns gatos não apresentem esses problemas, é melhor não oferecer uvas e passas além de manter esses alimentos fora do alcance do seu bichano.
3 - Bebidas com cafeína
Sabemos que todo tutor de gato ama ver seu amigo lambendo algum alimento. É muito fofo ver os gatinhos com os bigodes molhados.
Porém, é preciso ter cuidado com o que oferecemos para ver essa cena. Café, chás, refrigerantes, bebidas energéticas, podem fazer muito mal.
Assim como seus pais de estimação, os gatos que consomem cafeína podem sentir inquietação, respiração rápida, palpitações cardíacas, agitação e até espasmos musculares.
O que para nós tutores é uma dose segura que oferece energia e disposição, para os gatos pode ser letal devido ao seu tamanho e peso bastante inferior ao nosso.
4 - Chocolate
O chocolate em todas as suas variedades contém uma substância chamada teobromina e, se consumido pelo seu gatinho, pode causar arritmias cardíacas, tremores musculares, convulsões e morte.
Se isso não for assustador o suficiente, o chocolate também contém cafeína, que como já vimos o seu consumo não é indicado para os gatinhos.
5 – Leite e derivados
Embora na nossa mente esteja presente a imagem de um gato se deliciando com uma tigela de leite, é importante saber que este alimento não é indicado aos felinos adultos.
Os gatos são carnívoros obrigatórios e ao deixarem de ser filhotes desenvolvem uma certa intolerância à lactose. Isso que significa que a ingestão de leite pode perturbar o estômago, causando vômitos e diarreia.
Isso acontece pois assim como nós humanos os bichanos ao crescerem perdem a capacidade de digerir a lactose, o principal açúcar encontrado no leite.
6 – Álcool
Mantenha seu gato longe de bebidas alcoólicas. O álcool é extremamente letal aos bichanos. Assim como nos humanos, o álcool pode ter um efeito intoxicante em nossos amigos felinos.
O consumo de álcool pode causar danos graves no fígado e no cérebro. Pouquíssima quantidade consumida como uma colher de sopa por exemplo pode colocar um gato em coma e até levar a óbito.
7 – Carambola
A carambola contém relativamente grande quantidade uma substância chamada oxalato de cálcio.
Quando ingerida em grande quantidade essa substância se liga ao cálcio do corpo podendo resultar em uma queda repentina de cálcio, o que pode levar à insuficiência renal aguda nos gatos.
Isso também pode acontecer em humanos, mas o tamanho pequeno de um animal de estimação os deixa mais vulneráveis aos efeitos do oxalato de cálcio.
8 – Xilitol
O xilitol é um adoçante artificial encontrado em muitos alimentos sem açúcar, como goma de mascar, gelatina, doces, bebidas entre outros produtos industrializados.
Não ofereça nenhum alimento que o contenha xilitol ao seu gato.
Pequenas quantidades podem causar níveis baixos de açúcar no sangue com risco de vida em apenas alguns minutos e quantidades maiores podem causar insuficiência hepática aguda.
9 – Ração de cachorro
Por mais que todos os kibbles (nome dado aos grãos de ração) pareçam conter os mesmos nutrientes, não é bem assim que acontece.
Talvez você já deva ter percebido que as rações dos gatos são mais caras que a dos cães, e isso tem um motivo. Basicamente o alimento para os felinos precisa conter mais proteína de origem animal.
Este é o motivo da diferença de preço. Os gatos e os cães são animais diferentes e possuem necessidades nutricionais específicas.
Ao longo prazo oferecer ração de cachorro para um gato irá gerar graves deficiências nutricionais que causaram sem dúvidas doenças nos bichanos.
10 – Carne crua
É de costume que muitos adeptos da alimentação natural pra gatos ofereçam carne crua aos seus bichanos.
Embora a maioria ofereça a dieta cozida que é mais segura, alguns tutores preferem um modelo mais ancestral.
O fato é que os gatos podem sim comer carne crua, porém, não se pode oferecer de qualquer maneira.
É preciso conhecer bem a origem do alimento e respeitar o congelamento profilático que serve para manter a carne congelada por um determinado período de tempo até que todas as bactérias, fungos e parasitas morram.
Oferecer carne crua de qualquer maneira pode contaminar seu gato com bactérias perigosas, como E. coli e salmonela, que podem causar diarreia, vômitos e letargia nos bichanos.
Como evitar que os gatos comam alimentos perigosos
A saúde do seu gato depende do tipo de alimento que ele come. Ao manter alimentos potencialmente perigosos fora do alcance dele você garante sua segurança.
Aqui estão algumas dicas simples para evitar que seu gato coma alimentos perigosos e tóxicos:
Se você perceber ou suspeitar que seu gato comeu um desses alimentos ou algum outro desconhecido, leve-o ao veterinário imediatamente.
Enquanto alguns alimentos podem causar apenas um pouco de desconforto ao seu bichano, outros podem ser muito mais perigosos para a saúde dele.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version="4.16" text_font_size="17px" global_colors_info="{}"]
Fonte:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8868415/
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
É hora de dar a alimentação natural que seu pet nasceu para
comer e ter uma vida saudável.