fbpx

Meu cachorro pode pegar coronavírus?

Ufa! Cães e gatos não correm risco com o novo coronavírus (COVID-19).

Apesar de cães poderem contrair certos tipos de coronavírus, acredita-se que o COVID-19, tipo viral que vem dominando as manchetes mundiais e que foi considerado recentemente como uma pandemia pela OMS ainda não apresentar riscos para nossos animais domésticos.

Segundo a OMS, até o momento, não existem evidências que animais domésticos como cães e gatos podem contrair e transmitir o novo coronavírus.

Apenas 1 cão até o momento foi testado como “positivo fraco” para o coronavírus na China, porém de acordo com o médico veterinário Jerry Klein, não preocupa, pois não há indícios do vírus em outros pets ao redor de todo o planeta.

Transmissão do COVID-19

Assim como o vírus da gripe, o COVID-19 é transmitido entre humanos principalmente através do contato com gotículas de saliva, tosse, espirros, catarro ou contato direto com objetos ou superfícies contaminadas.

E nossos cães e gatos estão sempre vulneráveis a este tipo de contato, não é mesmo?

São lambeijos, espirros e uma quantidade de baba que vou te contar. Mas ainda bem que existem barreiras significativas para o vírus pular de humanos para nossos pets, e vice versa!

Como prevenir o novo Coronavírus (em humanos)?

Cães não precisam de máscaras para proteção e nem de álcool em gel nas patinhas. Já você pode se prevenir das seguintes formas:

  • Lave as mãos com frequência, com água e sabão.
  • Higienize as mãos com álcool em gel 70%
  • Cubra a boca com um lenço ou o braço ao tossir ou espirrar.
  • Evite tocar os olhos, boca e nariz com as mãos não lavadas.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoas, como celular, talheres, copos e pratos.
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Se você está preocupado com qualquer mudança na saúde ou comportamento do seu pet, entre em contato com o seu veterinário de confiança.

Desejamos a todos muita saúde neste momento. Caso surja qualquer novidade sobre o tema, iremos atualizar este post.

Acompanhe o nosso blog para mais novidades!

WhatsApp chat