Como escovar os dentes do cachorro? O seu cachorro também precisa escovar os dentes todos os dias. Saiba neste post qual a melhor forma para escovar os dentes do seu cão! 

Assim como nós humanos, os cães podem ter problemas bucais caso não exista uma rotina de higienização. E isso independe de qual o tipo de alimentação: natural, mix feeding ou ração!

A escovação dos dentes do seu cachorro é importante porque limpa a placa que causa mau hálito e evita inflamações, gengivite e a doença periodontal. Mas nem sempre ela é fácil de ser feita, não é mesmo?

Conversamos com a médica veterinária Lunara Biavatti para coletar algumas dicas práticas para ajudar nos casos em que o pet é como o meu, que odeia escovação!

 

lunara biavatti dicas cachorro escovar os dentes

Entrevista com a doutora Lunara Biavatti: Como escovar os dentes do cachorro

 

MASCOTE FIT: Olá doutora Lunara! Seja muito bem vinda 🙂

MV LUNARA BIAVATTI: Obrigado pessoal da Mascote Fit! É um prazer estar aqui para ajudar os leitores do blog!

MASCOTE FIT: Doutora, indo direto ao assunto! Qual a melhor forma de começar a escovação dos dentes do meu cachorro?

MV LUNARA BIAVATTI: O primeiro passo é a adaptação gradualmente a rotina do seu animal de estimação para que ele se acostume com você mexendo em sua cabeça e boca. 

Muitos pets não aceitam ou ficam mordendo a escova. Uma boa forma de iniciar este processo é com o próprio dedo, enrolado em uma gaze. Depois que o seu cachorro estiver bem adaptado à rotina, você pode fazer a mudança para a escova de dentes canina!

Para ajudar na remoção mecânica do tártaro, ossos recreativos (naturais) e alguns brinquedos específicos também são uma boa opção.

Recompensar o seu cachorro com um petisco após a escovação é uma ferramenta muito importante de reforço positivo. Lembre-se de escolher um petisco saudável e preferencialmente que não suje os dentes, como uma fatia de maçã! 

Por fim,  além da rotina de escovação dental, é recomendado uma visita ao veterinário para profilaxia dentária ao menos uma vez ao ano.

MASCOTE FIT: Qual é a frequência necessária para a escovação?

MV LUNARA BIAVATTI: Recomendo escovar os dentes do seu cachorro todos os dias ou em dias alternados, pois a placa bacteriana se forma a cada 24-48h após a escovação.

MASCOTE FIT: A partir de que idade é preciso escovar os dentes do meu cachorro?

MV LUNARA BIAVATTI: Pode começar o quanto antes. Adaptar o animal desde pequeno ajuda muito na criação de uma rotina para toda a vida!

MASCOTE FIT: Como funcionam os biscoitos caninos de limpeza dentária? Você recomenda?

MV LUNARA BIAVATTI: Este tipo de petisco faz uma remoção química do tártaro. Eles possuem hexametafosfato de sódio em sua composição, que sequestra o cálcio presente na placa bacteriana.

Ao meu ver, não é tão eficaz quanto a remoção mecânica, pois possui uma quantidade pequena de hexametafosfato de sódio e geralmente não são tão rígidos a ponto de atingir a mesma eficiência da remoção mecânica da escovação. 

MASCOTE FIT: Qual é a melhor pasta dental pet? 

MV LUNARA BIAVATTI: Eu gosto muito da pasta dental enzimática C.E.T. da vibarc. Em contato com o dente, forma uma substância que inibe o crescimento das bactérias formadoras de tártaro e evita o mau hálito.

MASCOTE FIT: Muito legal, doutora! Para finalizar, existe alguma boa opção natural?

MV LUNARA BIAVATTI: Sim! O óleo de coco é excelente, pois possui uma substância chamada ácido láurico, com propriedades anti-bactericidas, anti-fúngicas e anti-virais. Ele combate bactérias que causam tártaro e mau-hálito.

Vou deixar com vocês aqui também uma solução caseira que é muito eficiente:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 2 colhertes de sopa de óleo de coco extravirgem
  • 1 gota de óleo essencial de menta (sem álcool).

Muito legal, né? Agradecemos a doutora Lunara pelos esclarecimentos! 

Ficou com alguma dúvida? Manda pra gente aqui nos comentários!